♫Vem a luz em divino silêncio, ilumina nosso lar,
ilumina nossos corações, um por um com carinho! ♫

O advento é a primeira época do caminho de auto-desenvolvimento, de busca da nossa essência, do Eu superior, nascimento do Eu maior, sendo uma época de recolhimento.

É a época de gestação do novo ano. O pintor Rafael trouxe a imagem exata na Madona Sistina que vem ao encontro do ser humano.  Essa imagem do feminino convida-nos para sairmos do subjetivo e pessoal e criarmos força para compromisso com a verdade.

O ser humano precisa começar a silenciar interiormente, limpando seus pensamentos para ter compatibilidade com esta época. A primeira medida do advento é esta limpeza (no nosso mental e também no físico)! Temos quatro semanas para isso. Para acalmar a cabeça é preciso ativar as mãos com trabalhos manuais (cartões, bolachas natalinas, estrelas para enfeitar com brilho dourado, pinhas com brilho dourado, etc). Ao fazer coisas desse tipo estou me preparando para o Natal e por consequência entrego de presente a amigos queridos. Lembrando que nada pode ser feito por obrigação. A magia precisa primeiro nascer em mim para depois eu ensinar algo a alguém.

O advento começa no quarto domingo antes do Natal. Existe uma tradição antiga de começar a montar o presépio nesta data, sendo que durante essa primeira semana do advento, só apareceram elementos do reino mineral: pedras, areia, terra para depois plantar mudinhas, cristais, etc. A partir do segundo Domingo de advento serão usados elementos do reino vegetal: mudinhas, flores, a choupana de madeira e a palha por exemplo. No terceiro domingo chegam os animais: ovelhas, o boi no estábulo, o burrinho lá longe… E no quarto domingo até o Natal vão aparecendo os humanos: os pastores, no caminho José e Maria, que todos os dias se acercam um pouquinho mais da manjedoura. O menino Jesus só nasce na Noite Santa.

Com as crianças também fazemos uma grande faxina na escola. Os vidros são limpos e enfeitados com transparências, a sala de aula é cuidadosamente arrumada para a montagem do presépio.

Com os pais, fazemos os calendários do advento para as crianças esperarem e prepararem o Natal também em suas casas.

No dia 06 de dezembro comemoramos São Nicolau. Presenteamos as crianças com maçãs, nozes e pães de mel.

Com as crianças terminamos os trabalhos manuais realizados ao longo do ano e preparamos para a exposição que acontece no dia da festa de natal. Fazemos as pastas para levarem todos os desenhos, aquarelas e relatórios finais.

Presépio

O conteúdo da época do Natal, é o AMOR, é o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem deste sentimento é representada no nascimento de uma criança, e o homem vivencia esta época na medida em que se prepara para comemorar este nascimento, no dia 25 de dezembro. O nascimento de uma nova vida vem sempre cheio de esperança.

Natal e Advento