roda_amorinhas

A Educação Waldorf tem o intuito de alimentar o físico, o emocional, o intelectual e o social da criança, respeitando cada fase de seu desenvolvimento, permitindo à criança, no seu caminhar pelo mundo físico e social, sentir confiança em si mesma e no que está ao seu redor.

Isso requer um aconchego seguro: algo disponível no Berçário Amorinhas. Apoiada na segurança e impulsionada pelo interesse pelo mundo no qual confia, a pequena criança se transforma, abrindo em si mesma condições para que, mais tarde, seja capaz, por ela própria, de dar sentido e direção à sua vidas, levando essas lembranças inesquecíveis para sempre em seus corações.

Maternagem: cuidar das crianças

Este é o objetivo primeiro de nosso Berçário: garantir que, enquanto sob nossos cuidados, as crianças estejam sempre sob um olhar atento de pessoas capacitadas a identificar e atender a qualquer necessidade aparente. rede A escola deve ser uma extensão do lar e as professoras, porta-vozes da família.  Um olhar afetuoso, um colo amoroso, um abraço caloroso, uma mão a guiar estão sempre ao alcance das crianças.  Entre suas necessidades, também, está a higiene pessoal, para a qual uma atenção especial é constantemente dedicada pelos cuidadores.  No convívio social, imprescindível ao desenvolvimento infantil, buscamos a integração de cada uma das crianças com seus coleguinhas, agindo como mediadores para um relacionamento de aceitação amistosa.

Confiança no mundo através de um lugar que transmita calor e aconchego

O acolhimento é essencial nos primeiros anos de vida da criança.  É no sentimento de aconchego e proteção que o Ser Humano em crescimento desenvolve a confiança no mundo e, principalmente, em si mesmo.  cesto_paninhosNo Berçário Amorinhas não tratamos o ambiente como mera sala, quarto ou cômodo: é sempre um castelo  que dá abrigo à imaginação infantil.  Materiais naturais dão a tônica a tudo que está ao alcance das pequenas mãozinhas que buscam calor e maciez no toque.  Os contrastes intensos e as cores berrantes são evitadas ao máximo, o que fornece uma sensação de harmonia aos olhos.  Pisos de madeira e jardim gramado dão aos pezinhos uma base cálida para o exercício dos primeiros passos.  Nada de imagens ou sons emitidos por aparelhos eletrônicos: apenas o canto das professoras e as imagens dos contos de fadas, acompanhadas por instrumentos musicais, irão frequentar o mundo sempre encantado de nossas crianças

Ritmo diário

O ritmo é uma das condições essenciais para permitir à criança o sentimos de segurança e tranquilidade.  No Berçário Amorinhas, o dia é planejado de forma a manter uma rotina conhecida, tendo cada tipo atividade o seu horário designado. brincar_areia Os períodos dentro do dia são intercalados entre momentos de expansão (brincar, cantar, correr) e de contração (dormir, comer, arrumar os brinquedos, ouvir as histórias).  É um respirar saudável que evita os exageros que podem cansar ou entediar a criança.  A semana também é planejada de forma a permitir o mesmo tipo de respiração: alguns dias são mais expansivos, outros, mais recolhidos.  A própria alimentação segue esse  ritmo semanal, onde cada dia tem seu tipo de alimento típico.  As crianças se habituam a essa rotina que, para elas, é coerente, envolvendo-se no convívio com o ambiente, as professoras e os amiguinhos de forma natural e espontânea.

Alimentação natural e saudável
Equilíbrio natural com todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento físico e intelectual – a base para a alimentação preparada por nós e oferecida para as crianças.  Aqui elas aprender a apreciar as refeições plenamente, comendo de tudo que lhes é oferecido, com o incentivo ao consumo dos alimentos integrais e naturais, principalmente as frutas, verduras e legumes. xeve_0414_pTudo é preparado com ingredientes fresquinhos que, inclusive, têm a participação dos pais na sua escolha. Os cardápios variam durante o ano, dando preferência às frutas de época, sempre com a supervisão e aprovação de nutricionista responsável.

É sempre importante salientar que o aleitamento materno é considerado importantíssimo ao desenvolvimento da criança até os 2 anos de idade, sendo essencial até os 6 meses ao menos.  Crianças amamentadas no peito, em livre demanda, desenvolvem muito cedo a capacidade de autocontrole sobre a ingestão de alimentos, aprendendo a distinguir as sensações de saciedade após as refeições e de fome após o jejum (período sem oferta de alimentos).  Esse aprendizado precoce é fundamental na formação das diferenças nos estilos de controle de ingestão de alimentos nos primeiros anos de vida.

Brincar

O brincar natural é a forma que a criança pequena possui para desenvolver todas as ferramentas que utilizará para conhecer e conquistar o mundo.  Quanto mais livre a brincadeira, mais ativa será a criatividade à disposição das crianças nos anos que se seguirão.  A função dos adultos, nessa fase da infância, é servir de modelos, exemplos dignos de serem copiados pelos pequenos em suas brincadeiras.  xeve_0664Brincar de casinha, de cozinhar, de construir, de montar são formas da criança colocar em prática o que apreende do mundo através dos modelos apresentados pelo pais e cuidadores.  Essas brincadeiras são a rotina no Berçário Amorinhas e nossas professoras se esforçam diariamente  por serem exemplos amados pelas crianças.

Ao movimento da criança, tanto no espaço físico como no social, é dada primordial importância.  A interação no relacionamento e na troca com outras crianças, principalmente no brincar, ajuda a criar as bases para a aceitação do outro: germe para a solidariedade e fraternidade que desabrocharão no futuro.  Os movimentos físicos mais simples, como andar, agachar, levantar, rolar, engatinhar e pular,  dão a tônica nas brincadeiras, pois ajudam os pequenos a conhecer e controlar o próprio corpo.