balao_enevoada  criancas_enevoadafadas_enevoada

Muito além de um espaço bonito, muito além de um jardim,
Muito além de uma escola… Esse é o Jardim das Amoras.

Um espaço, um jardim, uma escola onde cada cantinho é cuidado para ficar, não apenas bonito aos olhos de quem vem nos conhecer, mas, principalmente, aos olhos do coração das crianças. Aqui, a criança encontra tudo o que precisa para se desenvolver integralmente pois é, de fato, respeitada como se deve: como criança.

Os cheiros da natureza e de comida feita em casa, a beleza das flores e frutos, a delícia de tocar a terra, um mundo de sensações. Esse é o Jardim das Amoras.

fila

Nosso Jardim recebe as crianças com o objetivo de realizar um projeto educacional que atenda às necessidades fundamentais dessa faixa etária, oferecendo uma proposta progressista e científica sem que, para isso, tenha que abrir mão do humanismo e da visão holística que lhe é peculiar. Para tal, aspectos e detalhes importantes devem ser considerados: o espaço e a localização do Jardim, a contemporaneidade e funcionalidade do projeto arquitetônico, o trabalho de equipe orientado pela solidariedade, a valorização da troca de conhecimentos e da reflexão sobre a prática pedagógica e, sobretudo, o respeito ao aluno como um ser individualizado que é. Tudo isso é bastante coerente com uma proposta que tem como meta o atendimento integral do aluno, preparando-o para o futuro, mas não se esquecendo de que é no presente que ele vive; uma proposta que visa formar indivíduos que o mundo requisitará, mas não se esquecendo das realizações pessoais.

O educador do Jardim é a figura fundamental nesse processo. Ele deve, ao elaborar seu plano de trabalho, visar atingir objetivos essenciais ao desenvolvimento global da criança, adequando o brincar às etapas de seu desenvolvimento motor e o desenvolvimento de sua linguagem ao desenvolvimento de seu pensar.

O jardim de infância Waldorf se preocupa em propiciar para as crianças o ambiente aconchegante do lar, agrupando um número limitado de crianças de idades que variam entre quatro e seis anos, na intenção de reproduzir o ambiente familiar com irmãos de idades diferenciadas onde os mais velhos tem possibilidades e tarefas mais amplas, inclusive a de zelar um pouco pelos menores. O grupo é orientado por um(a) educador(a) e estudioso(a) do universo infantil, que cuida para que o dia seja dividido em períodos de várias atividades, nos quais não devem faltar, entre outros aspectos, pequenos deveres entre os alunos como regar as plantas, arrumar a sala, preparar a mesa para o lanche, guardar os brinquedos. Tudo isso, certamente, sem causar constrangimentos. Devemos salientar que o Jardim de Infância é o prolongamento do lar e não uma “ante-sala” do ensino fundamental.

É na solidez e no aconchego desse ambiente que a Escola Waldorf Jardim das Amoras faz nascer na criança uma extraordinária segurança e confiança nos adultos e no mundo em geral. Ela sentirá e vivenciará o mundo como sendo bom, levando esta segurança ao longo de sua vida.