(Época de recolhimento)

♫Vem a luz em divino silêncio, ilumina nosso lar,
ilumina nossos corações, um por um com carinho! ♫

No Jardim das Amoras, tentamos nos transportar às origens espirituais do sentido mais profundo do Natal. E como podemos nos preparar para isso? Durante a época do Advento. Temos muitos rituais que nos ajudam a lembrar dessa força crística que nasce todo ano em nós. A Coroa do Advento, a Árvore de Natal, a montagem do Presépio e o Calendário de Advento.

O Advento é a primeira época do caminho de autodesenvolvimento, de busca da nossa essência, do Eu superior, nascimento do Eu maior. É a época de gestação do novo ano.

O ser humano precisa começar a silenciar interiormente, limpando seus pensamentos para ter compatibilidade com esta época. A primeira medida do advento é esta limpeza (no nosso mental e também no físico)! Temos quatro semanas para isso. Para acalmar a cabeça é preciso ativar as mãos com trabalhos manuais (cartões, bolachas natalinas, estrelas para enfeitar com brilho dourado, pinhas com brilho dourado, etc). Ao fazer coisas desse tipo estou me preparando para o Natal e por consequência entrego de presente a amigos queridos. Lembrando que nada pode ser feito por obrigação. A magia precisa primeiro nascer em mim para depois eu ensinar algo a alguém.

O Advento começa no quarto domingo antes do Natal. Existe uma tradição antiga de começar a montar o presépio nesta data, sendo que durante essa primeira semana do advento, só aparecem elementos do reino mineral: pedras, areia, terra para depois plantar mudinhas, cristais, etc. A partir do segundo Domingo de advento serão usados elementos do reino vegetal: mudinhas, flores, a choupana de madeira e a palha por exemplo. No terceiro domingo chegam os animais: ovelhas, o boi no estábulo, o burrinho lá longe… E no quarto domingo até o Natal vão aparecendo os humanos: os pastores, no caminho José e Maria, que todos os dias se acercam um pouquinho mais da manjedoura. O menino Jesus só nasce na Noite Santa.

Com as crianças também fazemos uma grande faxina na escola. Os vidros são limpos e enfeitados com transparências, a sala de aula é cuidadosamente arrumada para a montagem do presépio.

Com os pais, fazemos os calendários do advento para as crianças esperarem e prepararem o Natal também em suas casas. O calendário é feito para realizar uma contagem de forma que as crianças entendam a chegada do Natal. A contagem é realizada todos os dias conforme andamos de estrelinha em estrelinha até chegarmos no dia de Natal.

No dia 06 de dezembro comemoramos São Nicolau. Presenteamos as crianças com maçãs, nozes e pães de mel.

Com essas vivências a criança aprende que somos mensageiros de dois mundos. Compreende a formação da nossa terra, por uma perspectiva da ciência e também da espiritualidade.

Se você quiser entender um pouquinho mais sobre o Natal e a época do Advento, clica no link abaixo para escutar nosso podcast sobre esse tema:
https://open.spotify.com/episode/3J7sPIVuXmNWaizvTyXZyl?si=39cdcd98e68c4d06

Natal e Advento