Esta publicação é fruto de uma produção interna do corpo pedagógico da Escola Waldorf Jardim das Amoras e Berçário Amorinhas.

Com o intuito de oferecer apoio e repertório para um brincar saudável, este material pode ser uma fonte de inspiração diante das inúmeras e ricas possibilidades que traz para o envolvimento da criança nos processos cotidianos da vida e para um brincar saudável, permeado de sentido, ludicidade e imaginação.

Este material pedagógico contempla propostas para diferentes momentos do brincar, as quais quando incluídas e alternadas na organização do dia de uma criança trazem fluidez e um ritmo saudável. São elas:

– Propostas para um brincar recolhido, onde a criança está mais em contato com suas fantasias, experimentações, descobrindo seus limites e suas possibilidades.

– Propostas para um brincar expandido, onde a criança está mais em contato com a natureza, com as descobertas que este ambiente propõe no coletivo ou individualmente.

– Sugestões de uma história por semana (conto rítmico, conto de fada ou um conto de época) e uma brincadeira de dedinho (ou com o corpo todo!).

Nosso desejo é que este repertório de sugestões ressoe em muitos lares na maneira simples, processual, lúdica e imaginativa de vivenciar a infância. Por aqui, elas nos inspiram e trazem vitalidade e muito brilho nos olhos de nossas crianças!


Click no link abaixo para iniciar o download em pdf.
Vivências para o Ritmo Diário das Crianças.pdf

 

Vivências para o Ritmo Diário