O quarto ano é o início do indivíduo na sociedade. A criança nesta idade gosta de estar com os amiguinhos da mesma idade. Escolhe os seus amigos e, na maioria das vezes tem um preferido e brinca melhor com este do que com os demais.
Suas brincadeiras já adquirem sentido social e representativo: médico, casinha, escola, supermercado. Imitam com exatidão, assumem papéis: mãe, pai, filhinho, vendedor, bandido, etc. Tem melhor controle e sabem resolver uma situação sozinhos. Pedem desculpas e com licença. Já tem noção que se pode comprar com dinheiro e fazem dinheiro de papel ou folhas – brincam de venda, etc.
O aniversário é muito importante e falam disso com antecedência. O Natal também, e escolhem o pedido para o Papai Noel.
As proibições são mais aceitas.
Nesta idade tem mais dificuldade em acordar, querem vestir-se sozinhos, querem escolher suas roupas. Sabe distinguir frente das costas e abotoa-se corretamente; já tenta dar laços.
O sono da tarde vai diminuindo, mas é saudável que se mantenha até às 15hs um período de descanso para repousar. Não convém habituar a criança nessa idade ao uso da TV ou aparelho de som.
Na higiene participam que vão ao banheiro. Interrompem a refeição. Agora já se limpam sozinhos. Não gostam de companhia no banheiro e fecham a porta; mas gostam de ver as outras crianças no banheiro. Se acontecer de não conseguirem controlar a urina ficam chateados e choram. Tomam banho sozinhas e até podem enxugar-se.
Nesta idade engordam mais do que crescem.
São muito comuns nessa idade febres e amidalites.
No brincar, mais de três vira briga. Reparte os brinquedos com os amigos mas não com estranhos. Gostam de imitar as atividades domésticas como varrer, lavar, dobrar e passar panos.
As meninas gostam de bonecas, de vesti-las, dar banho, pentear, passear com o carrinho. São calmas, silenciosas, escolhem os cantos para não serem incomodadas. Adoram o balanço e já sabem balançar-se sozinhas.
Os meninos gostam de correr, descobrem o balanço – mas custam a se embalar sozinhos – o escorregador, a gangorra. Se apropriam em bando dos brinquedos. Gostam de cavalinhos, de capas, de fazer cabanas.
Meninos e meninas brincam juntos e assumem papéis.
Gostam de desenhar, de ver livros e de todas as atividades dirigidas pelo adulto. É uma idade harmônica. Respeitam o adulto e querem agradar. Dão flores e presentinhos.
Na mesa comem e falam ao mesmo tempo. Tem bom apetite, repetem e querem um pouco da merenda do vizinho. Tem postura e vigiam os outros, mas no meio ficam irrequietos, se levantam ou se mexem na cadeira, batem os pés no chão. Agradecem o lanche sem seriedade. Esperam os outros para pedir com licença e sair. Tem prazer em dividir o lanche, mas escolhem para quem vão dar.
Descobrem o sexo, brincam de médico.
Às vezes contam alguma coisa que aconteceu na escola, falam de um amiguinho, lembram-se dos nomes e do que fez durante o dia.
Idade da fantasia. Imitação direcionada.
É capaz de compreender o outro. Se bate em alguém chora junto; arrepende-se, pede desculpas.
A linguagem deve ter alcançado sua forma correta.
Desenho: saem do círculo e dos rabiscos. Controlam a mão e escolhem as cores.
É a fase do quadrado. Surge a figura humana com cabeça e membros como fios.
O desenho não tem muita harmonia; é sem coerência.

