Jardim das Amoras

Época de Micael

Eu crescendo, eu crescendo
Sendo grande como o mundo
Eu venço com certeza
O dragão lá do fundo♫

Todos os anos, durante o mês de setembro, vivenciamos e festejamos a época de Micael. Época que traz encorajamento, força e discernimento para nossa alma. Qualidades essas tão necessárias para o período que estamos vivendo.

 

O arcanjo Micael nos é apresentado como o grande defensor da humanidade, acreditando sempre nela, apesar de todos os desvios. É o grande inspirador e auxiliar de cada um que queira aprender a amar com consciência.

São Micael pode ser sentido como a força do ferro, capaz de lutar contra o dragão da própria alma. É a força do “eu” que luta contra os impulsos, os instintos. Micael nos acompanha ao longo da biografia impulsionando o nosso amadurecimento, nos dando coragem de viver, de ser e de reconhecer a essência divina em nós. Ele é o responsável em dar força ao homem, impulsionando a humanidade para que ela reconheça e vivencie o mundo espiritual nas suas ações.

Desde os princípios da Humanidade houve a luta entre o Bem e o Mal, entre Luz e Trevas – não somente fora do homem, no seu ambiente, mas principalmente dentro do próprio homem. Rudolf Steiner nos diz que na nossa atual época, a época da consciência, não devemos aniquilar o dragão encontrado e sim devemos dominá-lo, subjugá-lo à nossa vontade e com isso teremos a oportunidade de atuarmos, e consequentemente crescer espiritualmente.

No Jardim das Amoras,  vivenciamos a época de Micael com as crianças durante quatro semanas através de contos de fadas, músicas, versos e desafios adequados a cada faixa etária.

Os professores preparam desafios que trabalham o medo e a coragem através de atividades que estimulam habilidades corporais, equilíbrio e destreza, resistência e força física, vivências sensoriais e obstáculos de altura.

Vivenciamos o plantio de sementes, acompanhando sua coragem de sair da terra em busca do sol para poder crescer.

As espadas de madeira presente nas salas de aula representam a bravura, valentia e força. E as crianças maiores vivenciam também o ritual do caracol.

Ao longo desta época, fazemos a roda rítmica com músicas e versos sobre Micael e também contamos histórias sobre príncipes e princesas que venceram o dragão.

E no dia 29 de setembro, comemoramos Micael através de um lanche coletivo onde compartilhamos o pão em formato de espada ou dragão. E no final do período, apresentamos um teatro de mesa para todas as crianças da escola.

É através dessas imagens que suas almas serão alimentadas e fortalecidas para os desafios no mundo.

Texto escrito por Sabrina Iamamoto

Para levar um pouquinho dessa celebração para sua casa, clique aqui para baixar nosso livreto.

Se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre Micael e o significado que essa época nos traz, clica no link abaixo para escutar mais um podcast no nosso canal O Som da Amoreira, no Spotify:
https://open.spotify.com/episode/1tLY0hc8PunErh06vItRGi?si=08fbe8903c144d4b

E no segundo episódio da série, contamos coo podemos vivenciar essa época com as crianças:
https://open.spotify.com/episode/6iLBO4vXcG0kr3PCotKhPa?si=18a1f34719a341e6